Existe um A.C. e um D.C. E não, não falamos de questões religiosas, mas sim da digitalização no tecido empresarial nacional (e não só) que a pandemia nos trouxe. Portanto, o “Antes da Covid-19” e o “Depois da Covid-19”. Se já antes desta conjuntura, percebíamos que o comércio passava, obrigatoriamente, pelo online, o confinamento e a limitação de liberdades de transporte e de hábitos fizeram com que novos setores sentissem necessidade de investir na sua presença na web: das redes sociais, aos sites até às plataformas de e-commerce.

Na High Creative Studio, temos denotado novas necessidades dos clientes, que nos procuram para a criação de virtual tours dos seus estabelecimentos, mas, e sobretudo, de criação de lojas online. De facto, e segundo um estudo divulgado pelas Páginas Amarelas, apenas durante o primeiro semestre de 2020, o desenvolvimento de lojas online com pagamentos online cresceu 10 vezes, o que se tornou no serviço mais procurado por PME’s nacionais.

Efetivamente, com os espaços físicos encerrados, esta foi a opção mais ágil para manter a ligação com o cliente e o consumidor também ele se tornou mais digital, sobretudo nos setores do retalho, dos serviços, e da saúde. Nesse sentido, partilhamos algumas das vantagens que a criação de uma loja online pode trazer para o seu negócio.

MENOR RISCO, MAIOR ABERTURA AO MUNDO

Com um investimento reduzido, pode comercializar — e, até mesmo, rentabilizar stock — os seus produtos, não sendo necessário um grande investimento, ou mesmo elevados custos de manutenção, ao contrário dos gastos associados a uma loja física. Assim, esta é uma porta que está sempre aberta, 24 horas por dia, durante 365 dias, sem horários definidos, o que facilita a aquisição por parte do cliente. De notar, igualmente, que esta porta não tem barreiras, o que faz com que as vendas possam abranger um maior território, inclusivamente outros países.

PROXIMIDADE AO CLIENTE

Algo que está, ainda, associado ao e-commerce é o novo perfil de clientes. Com uma loja online, pode atrair pessoas que, noutro contexto, poderiam nunca consumir a sua marca. Sem mencionar, claro, o conforto que a loja online proporciona aos consumidores: podes comprar no conforto do lar, sem sair do sofá, e receber o produto em casa.

GESTÃO DE STOCK

Há outro grande bónus na venda online: a gestão de stock. Isto porque, ao contrário da loja física, não necessita ter produtos disponíveis nas prateleiras e pode ir adquirindo stock mediante as necessidades. Porém, para uma venda profícua na internet, uma boa descrição, imagens de alta qualidade e um bom serviço ao cliente são fundamentais para o sucesso do seu negócio.

Sublinhamos, por fim, que não basta criar uma loja e deixá-la “estar” perdida no oásis da web. Para obter conversões e criar uma estratégia de sucesso, as boas práticas ditam que se crie uma estratégia multicanal, isto é, que integre vários elementos de interação com os compradores.

Contacte-nos, podemos ajudar a sua marca para esta e muitas outras finalidades!