As redes sociais são o cartão de visita digital de um negócio, à semelhança do site da marca. Integrados numa ótica de coerência, a estratégia multicanal — isto é, estar próximo do consumidor em vários canais digitais — é uma aposta vencedora para um bom desempenho online.

Com base na coerência de imagem, tom e conteúdo, urge que sejam apresentados conteúdos atrativos e que vão ao encontro das preferências do público-alvo que almejamos alcançar.

Nesta senda, partilhamos algumas boas práticas a ter em conta, para quando efetuar publicações nas redes sociais.

social media

O TÍTULO É A PRIMEIRA PROVA DE FOGO
Tal como mencionado, nada deve ser feito ao acaso. Na internet, cada ação tem um objetivo, seja encaminhar para o site, incentivar à compra de um produto, ou até mesmo a obtenção de novos contactos para uma newsletter. E como as primeiras impressões contam, os títulos são excelentes formas de atrair quem está do outro lado do ecrã. Seja verdadeiro, não faça publicidade enganosa e evite utilizar os chamados “click-baits” — títulos que não correspondem ao conteúdo que irá ser apresentado. O verdadeiro truque é manter o título curto, sucinto, criativo e, de preferência, com recurso a um (uma pergunta, por exemplo, algo que requeira uma ação por parte do consumidor).

A IMAGEM COMO CARTÃO DE VISITA
Todos sabemos que uma imagem vale mais do que mil palavras. E embora haja redes sociais em que a imagem possa ser secundária, não se deixe enganar: uma imagem de qualidade, impactante ao nível visual faz sempre milagres. Aliás, estudos comprovam que um utilizador tem mais probabilidade de interagir com um conteúdo nas redes sociais se o mesmo for ilustrado por uma imagem. Todos os pormenores contam, por isso evite utilizar imagens de bancos de imagens, mas, se não tiver outra opção, repare se esta tem marca de água, porque se tiver, estará a passar uma mensagem de amadorismo, ou até mesmo de falta de licença para utilizar a foto em questão. Outro recurso visual interessante são os vídeos, de preferência curtos, que ilustrem os seus produtos ou negócio: os algoritmos das redes sociais beneficiam este tipo de formato e os seus clientes irão adorar.

LINKS PERSONALIZADOS
Se reparar nas redes sociais da High Creative Studio, utilizamos sempre uma plataforma que reduz o tamanho dos links que partilhamos, o bit.ly. É gratuita e evita que os links partilhados ocupem espaço na publicação. Além de ser esteticamente mais atrativo, também permite que contabilize, agilmente, a taxa de clique nos seus links.

ANALISAR E ESTUDAR OS DADOS
“Se uma árvore cai na floresta e ninguém está perto para ouvir, será que faz um som?” Certamente, já ouviu esta citação, que se aplica à sua estratégia digital. Tem de descobrir quais as plataformas em que o seu público-alvo está presente e, posteriormente, estudar quais os melhores horários de publicação. O Facebook e o Twitter, nas suas definições dedicadas à análise de dados, permitem descobrir qual as horas e os dias em que o seu público se encontra online. Utilizando esses dados, poderá obter melhores resultados nas suas publicações, mas não se esqueça de que nada é estanque. Sugerimos que vá sempre testando o que funciona melhor, repetindo conteúdos em espaços temporais espaçados, testando os textos e as imagens.

Claro que este é apenas o guia das boas práticas, mas existem muitos outros cuidados a ter na sua presença online, especialmente no que às redes sociais diz respeito. Se precisar de apoio, dispomos de uma vasta equipa especializada, sempre pronta a ajudar o seu negócio a crescer. Contacte-nos!