Não é nenhuma novidade que a pandemia desencadeou uma série de mudanças que se encontram a (des)construir as formas de interação entre as pessoas. Tal conclusão torna-se, ainda mais, clarividente quando observamos as alterações que muitos dos nossos hábitos sofreram.

No que concerne a estratégias de marketing, a evolução para o ambiente digital — acima de tudo, nas redes sociais —, é o fator distintivo entre ficar preso ao passado e progredir para o futuro das possibilidades infinitas. Efetivamente, urge identificar ações que desencadeiem métodos de ação mais pragmáticos.

Nesta senda, listamos um guião com cinco tendências que podem não só acelerar o surgimento de novas possibilidades para a sua empresa, como também alavancar o alcance e a reputação da sua marca com o público-alvo.

Saiba, então, o que estas sugestões podem significar para o seu negócio e para a sua estratégia online.

d

 

COMPRAS MAIS SEGURAS

Preço e conveniência foram sempre dois fatores fundamentais para os compradores. No entanto, atualmente, há algo que pesa de sobremaneira na mente das pessoas: a segurança. Mesmo com alguns consumidores a afirmarem estar ávidos por regressar às lojas físicas, denota-se um aumento expressivamente alto na conversão de vendas online. De acordo com dados de um estudo do Facebook IQ, cerca de 40% das pessoas analisadas a nível global planeia continuar a comprar online — mesmo após a pandemia.

Agora, mais do que nunca, é premente providenciar aos compradores soluções mais seguras, como o fomento de opções de compras por mobile, ou como a entrega do produto sem contato — os apelidados BOPIS (Buy Online, Pick up In Store) — ou, em alternativa, a recolha à porta. Um dos pontos fulcrais é, então, assegurar aos consumidores de que a sua empresa está a oferecer uma experiência de compra mais cuidada, através destas ações.

BEM-ESTAR CONSCIENTE

Perante o atual cenário mundial, as pessoas tiveram de se ajustar a novas formas de vida, incluindo o modo como trabalham, aprendem, e convivem em família. Por forma a desfrutar de momentos de calma durante este período stressante, grande parte da sociedade criou oportunidades com o intuito de se envolver em atividades conscientes — como jardinagem, pastelaria e meditação. Além de oferecerem uma distração muito necessária, estas atividades estão a ensinar às pessoas que algumas coisas são merecedoras de tempo, cuidado e dedicação.

Tal só vem demonstrar como as pessoas encontram-se mais dispostas a conhecer e a testar novas experiências, sejam estas atividades ou produtos. Mas… como associar este tipo de atitude à estratégia de marketing? Basta atentar e explorar a melhor maneira para a sua marca experimentar novos canais e formatos, por forma a apoiar o bem-estar físico, emocional e mental do seu público

UMA COMUNIDADE LOCAL-GLOBAL (GLOCAL?)

Em tempos de distanciamento físico, muitos estão a dar mais valor a pessoas e empresas mais próximas física e emocionalmente, fortalecendo, assim, o verdadeiro significado de comunidade. Porém, simultaneamente, a pandemia despertou também a ideia de que as pessoas são cidadãos globais, com preocupações que se estendem para além das suas fronteiras.

Ações complementares entre global e local têm vindo a crescer nos últimos anos, o que faz com que muitos consumidores adotem uma perspetiva “glocal”. Um bom exemplo é o de empresas locais que procuram mais oportunidades para serem criativas, com a exploração de novos canais dentro das plataformas, ou até mesmo com formas de venda inovadoras. Por outro lado, as marcas globais almejam exibir o seu lado humano, no apoio as comunidades locais, tendo adotado uma abordagem mais segmentada na sua comunicação.

LIGAÇÃO COM A GERAÇÃO Z

A atual Geração Z corresponde a 41% da população mundial. Esta fração de futuros consumidores está já bem consolidada e, como tal, não pode ser ignorada. Curiosamente, estes jovens possuem valores fortes, que a pandemia apenas veio solidificar. Consequentemente, a Geração Z está a emergir como a geração mais transformada e mais influenciada quer pela quarentena, quer pelo distanciamento social. Por conta disso, falamos de jovens muito mais ativos no meio digital e nas causas que importam.

Note-se, igualmente, que esta geração comunica entre si de forma autêntica. Por isso, é vital identificar estratégias de marketing e de comunicação que se foquem em maneiras de chegar até este público de modo efetivo. Algumas formas ágeis para esta estratégia é abordá-los através dos seus valores — sustentabilidade, dedicação ao planeta, ou sua sede por conhecimento. Isto porque marcas que defendem uma causa e que colaboram com a Geração Z tendem a ressoar mais poderosamente dentro deste público-alvo. Logo, observar e compreender esta Geração é, indubitavelmente, um fator diferenciador para o sucesso, já que os hábitos destes jovens indicam possíveis tendências que irão moldar o futuro do marketing.

CRIAR UMA CONEXÃO E MAXIMIZAR A EMPATIA

Sentirmo-nos próximos (mesmo quando fisicamente separados) nunca foi tão importante. O ser humano é um ser social, que carece de contato e de interação. Nos últimos meses, houve uma completa transformação na forma como as pessoas se conectam, que inclui a forma como a sociedade criou um elo de ligação com as suas empresas favoritas. Neste caso, eleva-se uma questão: qual é o meio mais profícuo para oferecer uma conexão com o próximo, sem ter “a abordagem física”?

Sublinhe-se algo que é vital ter em mente: os consumidores ainda desejam estar conetados com as marcas que amam, e importa maximizar a sensação de pertença. No entanto, tal está a ocorrer em novos canais e plataformas. Assim como as pessoas redefiniram a maneira como partilham os seus momentos, as marcas podem fazer o mesmo, ao adotar novos estilos de conexão — quer isso signifique conversar mais efetivamente com os clientes através de uma aplicação de mensagens, ou estar perto através de vídeo ao vivo. Com empatia, vá ao encontro das pessoas, onde quer que elas estejam, e de onde quer que seja.

Em suma, partilhamos algum do nosso conhecimento neste artigo, mas importa ressalvar que há muitas novidades a surgir no horizonte. Se necessitar de algum apoio, ou se quiser saber mais sobre estratégias digitais, a High Creative Studio possui uma vasta equipa especializada para ajudar qualquer marca, ou empresa.

Ficamos a aguardar o Vosso contacto! 🙂